contato@paolaroque.adv.br

PARCELAMENTO DE SOLO URBANO

PARCELAMENTO SOLO URBANO

Para que o solo urbano (terreno em área urbana) possa ser repartido em áreas menores é necessário que se sigam algumas regras, esse parcelamento de solo urbano pode ser feito em diferentes modalidades: loteamento, desmembramento ou desdobro.

Cada tipo de divisão tem características próprias:

LOTEAMENTO

O loteamento é a divisão de uma grande área de terra em lotes, sua principal característica é não ter estrutura a ser aproveitada, sendo feita do zero.

É destinado ao desenvolvimento ou ampliação de bairros, ou seja, com abertura de novas vias de circulação e de ruas públicas ou, ainda, prolongamentos, modificação ou ampliação das já existentes na área.

A área maior que foi dividida em lotes perde sua individualidade e cada lote passa ter acesso direto à via ou logradouro público.

Além disso, cada lote passa a ter um registro próprio no Ofício de registro de Imóveis competente.

DESMEMBRAMENTO

No desmembramento há uma divisão simples, a repartição de uma grande área de terras.

A separação de lotes acontecerá com o aproveitamento da estrutura que já existe.

Neste caso são usadas as ruas e vias públicas já existentes, não sendo permitida a abertura de novas vias ou modificação das que existem.

A área maior que foi dividida também deixa de ser individualizada e os lotes precisam ter acesso direto a via ou logradouro público. Assim, os lotes precisam ter registro próprio no Ofício de registro de Imóveis competente.

DESDOBRO DE LOTE

O desdobro difere das outras modalidades de divisão de áreas por não estar descrito em Lei Federal, cabendo a cada município ter leis próprias sobre o assunto.

O desdobro é a simples divisão de lote preexistente em um ou mais lotes para formação de uma nova área, desde que permitido por lei municipal e dentro das diretrizes do plano urbanístico da cidade.

No caso do desdobro não é necessário que sejam atendidas tantas formalidades quanto nos casos do loteamento e desmembramento.

Em todos os casos se faz necessário o atendimento de determinados requisitos legais.

Por isso, ao comprar terras para esse tipo de investimento é prudente que se tenha o auxílio de um advogado experiente na área que possa fazer uma adequada due diligence do imóvel.

Não sabe como funciona a due diligence? Acesse o IGTV de nosso Instagram e tenha mais informações.

Por Aládia Cristina Sedrez Schmeier, Advogada

Gostou deste artigo? Confira outros artigos em nosso blog

Nos acompanhe também em nossas redes sociais e receba toda semana artigos e vídeos atualizados sobre direito imobiliário:

Instagram @paolaroque.adv

Facebook: Paola Roque & Advogados Associados

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *